idosos_celular

Aposentados poderão acessar extrato do INSS pelo celular

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão acessar o extrato de pagamento do benefício pelo celular. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), o aplicativo, que será disponibilizado nas próximas semanas, também possibilitará aos segurados identificarem, no momento da consulta, qual é a agência da previdência social mais próxima.

Atualmente, os extratos só podem ser consultados por meio de computadores e nas agências bancárias, pelas quais os segurados recebem os benefícios. Entretanto, somente o último contracheque está disponível. Os antigos têm que ser solicitados nas agências. Mas pelo menos 12 funcionalidades estão em desenvolvimento, e a ideia é que até 80% dos serviços prestados pela Previdência possam ser acessados pelo celular. No futuro, até mesmo o requerimento de benefícios deixará de ser presencial.

O lançamento dos serviços faz parte da estratégia de tornar o atendimento prestado pelo INSS mais rápido e seguro, explicou o presidente da autarquia, Leonardo de Melo Gadelha. Ele afirmou que a tendência é a incorporação de novas tecnologias aos processos de concessão de benefícios. “Até o reconhecimento facial é uma alternativa que pode dar mais segurança e evitar fraudes”, destacou.